CANÇÕES POPULARES.



1 COMENTÁRIO(S)
O lado menos bom de aprender a tocar um instrumento musical é que neste país o sistema desse tipo de ensino parece irremediavelmente predisposto a catapultar o aluno para todo um rol de canções populares portuguesas mais apreciadas pelo rancho típico da freguesia que por mim e assim tenho que ouvir coisas como 'alecrim doirado' - o que é mentira porque todos os que vi até hoje eram verdes ou castanhos consoante a idade - ou 'por causa de ti choram os meus olhos' - senhores, é um alecrim não é uma cebola! Mas no meio de Alecrins Doirados, Tias Anica de Loulé e Milhos Verdes encontram-se pérolas. Curiosamente, as mais interessantes são aquelas que usualmente se classificam de canções infantis e que a mim me parecem as menos pueris de todas. Falo por exemplo desta, a mais bizarra canção que recordo dos joguinhos de bate-palmas que as meninas faziam no recreio e eu não porque sou parcialmente canhota:
Se tu visses o que eu vi; Dóminó À porta do Tribunal Dóminó As cuecas do juiz Dóminó embrulhadas num jornal Dóminó esta rua cheira a sangue Dóminó foi alguém que se matou Dóminó foi a mãe do meu amor Dóminó que da janela se atirou Dóminó se esta rua fosse minha Dóminó eu mandava construir Dóminó Um palácio de cristal Dóminó Para ti, Dóminó Para mim Dóminó e para o Dóminó
Recentemente deram-me a tocar esta e achei deliciosa:
Eu nasci à sexta-feira
com barba e cabeleira mais parecia um anti-Cristo que até o senhor padre cura que é um homem de sabedura nunca tal houvera visto. Eu fui até Vila Franca encanchado numa tranca à morte de uma galinha o que ela tinha no papo sete cães e um macaco e um soldado da marinha. Fui-me casar às Capelas por ser manco das canelas c'uma mulher sem nariz. Esta gente das Fajãs já me deram parabéns p'lo casamento que eu fiz. Minha sogra que é uma raia mora na Lomba da Maia mesmo em frente ao meu jardim. A todos chama canalha antes a língua lhe caia do que ela me chame a mim. A filha da tia torta que não entra, fica à porta foi ter comigo ao jardim. Atirei-lhe uma palanca acertei-lhe certo na anca salta burra p'ro caminho. Minha sogra tem-me reixa e de mim foi fazer queixa à Vila da Povoação por eu ter chamado à filha papo seco de serrilha bom petisco da manhã.

1 COMENTÁRIO(S):

Anonymous at: Friday, 14 November, 2008 said...

AAHH
AHHH
AAAH

quantos vezes me quis lembrar da musica do dominó e nada.. obrigada!

newer post older post

O ARQUIVO.

OS VOYEURS.